METODOLOGIA DO ENSINO DE NATAÇÃO


Uma boa ação de pernas na natação deve promover:

 


Somente a rotação do corpo para facilitar a respiração lateral.


A frequência das pernas não influencia no equilíbrio corporal.


Unicamente a propulsão do corpo na água.


Especialmente a elevação do tronco para efetivar a respiração frontal.


Principalmente o equilíbrio do quadril na superfície da água, em virtude da tendência ao afundamento das pernas.

São conteúdos da adaptação ao meio líquido:

 


Descontração facial, o bloqueio respiratório, a visão subaquática e o deslocamento.


Desenvolvimento da tática e da técnica dos nados.


Imagem do movimento, o bloqueio respiratório, a visão subaquática e o deslocamento.


Desenvolvimento da técnica, descontração facial, o bloqueio respiratório, a visão subaquática.


Imagem do movimento, combinação e adaptação do comportamento motor, na execução da técnica na situação de competição.

Nas competições de Nado Artístico é incorreto afirmar que:

 


Nas provas de figura, deve-se realizar uma sequência de movimentos descritos na regra, realizados individualmente por cada atleta, à uma banca de árbitros.


Nas provas de figura é obrigatório o acompanhamento musical e o tempo é pré-determinado pelo regulamento da competição.


A modalidade é disputada nas provas de figura, de rotina técnica e de rotina artística, cada qual com suas peculiaridades e exigências.


Na rotina livre não há obrigatoriedade de elementos e na rotina técnica são exigidos conteúdos específicos dentro da coreografia.


As provas de rotina podem ser de solo, dueto, trio, equipe (4 a 8 atletas) e combo (10 atletas), sendo que somente as provas de dueto e equipe fazem parte do programa olímpico.

Sobre a competição de Salto Ornamental é correto afirmar, exceto:

 


Nas provas individuais, a arbitragem é composta por cinco a sete juízes.


É decretado vencedor da prova o atleta ou dupla que somar maior quantidade de pontos.


O total é multiplicado pelo grau de dificuldade do salto avaliado, determinando a pontuação desse salto.


Nas provas sincronizadas, a arbitragem é composta por 11 juízes, que irão avaliar a sincronização do salto (5 juízes), execução de um saltador (3 juízes) e a execução do outro saltador (3 juízes).


Nas provas individuais e sincronizadas são canceladas as duas maiores e as duas menores notas de cada salto, somam-se as três notas restantes.

Entre os objetivos da natação para bebês podemos destacar, exceto:

 


Garantir a aprendizagem concreta da técnica dos nados crawl, costas, peito e borboleta, promovendo o sucesso esportivo na modalidade.


Estimular a segurança na piscina, a motivação e o prazer em se deslocar na água, e o desenvolvimento emocional a partir de vivências práticas de erros e acertos, limites e potencialidades.


Promover o respeito a si e ao outro, o estímulo às resoluções de problemas, o desenvolvimento da comunicação e interação entre pares, o incentivo às relações de amizade.


Desenvolver a capacidade respiratória, o sistema circulatório, a coordenação óculo-manual, da noção espacial, a lateralidade e as qualidades físicas (equilíbrio, força, velocidade de reação, resistência aeróbica e muscular, destreza, agilidade e coordenação motora); a criatividade através dos movimentos espontâneos; a vivência de diferentes sinais gestuais e verbais.


Aprimorar as habilidades motoras, inclusive estimulando a coordenação motora fina e grossa, a percepção dos sentidos (tato, audição, visão, olfato e paladar) e das sensações geradas a partir dos movimentos (ascensão, descensão, rápido, lento, forte, fraco, entre outras), o equilíbrio, a lateralidade, e muitas outras possibilidades.

Em relação ao ensino das técnicas dos nados, é incorreto afirmar que:

 


Os nados são visualmente bem distintos, embora os conceitos hidrodinâmicos os aproximem, já que o objetivo final é diminuir a resistência de frenagem e aumentar a propulsão.


Conhecer as diferenças e as semelhanças entre a técnica dos nados alternados (crawl e costas) e dos simultâneos (peito e borboleta) não interfere no processo de ensino.


Para o ensino dos nados faz-se importante observar a motivação, as expectativas e o repertório motor do aluno, para que seja uma aprendizagem prazerosa.


O ensino da técnica deve ocorrer após uma boa adaptação ao meio líquido.


Garantir uma técnica bem consolidada faz-se necessário para que os fundamentos das habilidades aquáticas adquiridos seja efetiva.

Segundo Machado (1998) nadar significa resolver problemas que aparecem numa ordem fixa e imutável, que seriam:

 


Respiração, Propulsão e Equilíbrio.


Equilíbrio, Respiração e Propulsão.


Propulsão, Respiração e Equilíbrio.


Equilíbrio, Propulsão e Respiração.


Respiração, Equilíbrio e Propulsão.

O corpo humano ao entrar em contato com a água reduz sua temperatura corporal quatro vezes (ou mais, dependendo da temperatura) mais rapidamente do que quando em contato com o ar (Aquatic Exercise Association, 2001). De acordo com o descrito anteriormente assinale a única alternativa que não descreve um fator facilitador para que o decréscimo da temperatura corporal ocorra.

 


Objetos que entre em contato com o corpo do aluno.


A transpiração.


A transferência de calor para a água


A vasodilatação periférica.


A condição mental do aluno ao adentrar na piscina.

A natação praticada com regularidade proporciona, diversos benefícios para o organismo humano. Abaixo são apresentados diversos benefícios da pratica regular de natação para o ser humano. Assinale a afirmativa falsa:

 


Musculatura e aparelho locomotor: melhor capilarização da musculatura, diminui a secção transversal, não desenvolve a musculatura e é prejudicial para a postura.


Sistema nervoso: desenvolve o Sistema Nervoso de forma global.


Coração e circulação: aumento do volume do coração, hipertrofia, menor frequência cardíaca, maior transporte de oxigênio, menor esforço cardíaco e maior elasticidade dos vasos sanguíneos.


Metabolismo: Mobilização de muita energia para execução dos movimentos.


Sistema respiratório: maior absorção de 02 máxima (maior volume nos pulmões), maior difusão de 02, mais hemoglobina, maior irrigação sanguínea da musculatura envolvida e auxilia no combate às doenças do aparelho respiratório.

Ao pensarmos em iniciar um programa de treinamento em natação com crianças em idade cronológica variando de nove a doze anos, é falso afirmar que:

 


Nem sempre o aluno/atleta com melhor desempenho durante as fases de iniciação ao desporto será o atleta com resultados expressivos no futuro.


Não é necessário respeitar durante a iniciação ao treinamento a fase de maturação biológica que o indivíduo se encontra.


O desenvolvimento maturacional, já que para a natação com esporte de competição a composição corporal e o desenvolvimento dos tecidos musculares e ósseos poderão ter influência direta no resultado desportivo nesta faixa etária.


Durante as duas primeiras décadas de vida, o organismo humano foca em crescer e desenvolver-se, os dois fatores acontecem concomitantemente.


O nível maturacional controla a velocidade em que o desenvolvimento dos tecidos musculares e ósseos acontecerão.

Páginas: 1234